Em 2024 comemoramos a Páscoa em 31 de Março

Abrir o coração e sorrir para sorrisos que festejam , deixar fluir a certeza da alegria de momentos únicos…

Cada gesto de comemorar deve ter um “toque”especial, uma forma só sua de expressar felicidade.

Imagine e manifeste!

Todo momento inesquecível foi com certeza a criação da manifestação da alegria em pedaços coloridos de ternura.

Nesta Páscoa, capriche!

Frutas da época tem sabor e significados especiais de vibração do outono e do renascer.
Tenha muita atenção com o que significa cada coisa que você vai utilizar de enfeite para que possa tirar o melhor proveito desta energia.

Musica,cheiro,cor,vibração…hoje existem revistas especializadas em Feng Shui( O Feng Shui é uma antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Se originou a cerca de 5000 anos nas planícies agrícolas da Antiga China. Desde então, evolui ate a atualidade,tornando – se uma disciplina capaz de oferecer – nos um complexo sistema que está intimamente ligado a Natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e soluções são capazes de resolver os problemas que envolvem uma casa e as pessoas que nela habitam , está adaptado ao moderno estilo de vida, compreende com uma sabedoria muita profunda e nos ensina a “viver em harmonia com a natureza”. Visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham; conseguindo assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidos a través dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.)
Algumas dos princípios para nos auxiliar em nossas comemorações:

1.A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
2.Decore seu lar com ramos de carvalho, pinho e cipreste, espigas de milho, raminhos de trigo. Também coloque uma pequena cesta rústica com folhas secas de várias cores e formatos.
“Folhas caem, O dia esfria, A Deusa puxa seu manto sobre a Terra a seu redor. Enquanto você, ó Grande Sol, caminha em direção ao oeste Para a terra do encantamento eterno envolto no frescor da noite .As frutas amadurecem, As semente caem, As horas do dia e da noite se equilibram.
Ventos frios sopram do norte num lamento. Nesta aparente extinção do poder da natureza, Ó Deusa Abençoada, Eu sei que a vida continua. Pois não há vida sem morte.” -“Ó Graciosa Deusa da fertilidade, semeei e colhi os frutos de meus atos, bons e ruins. Conceda-me a coragem para plantar sementes de prazer para momentos vindouros, afastando toda discórdia. Ensina-me os segredos de uma existência sábia neste planeta.”
Flores: Madressilva, Malmequer, Mirra, Flor de Maracujá , Feixes de trigo, Crisântemos, Cravos, Roseira Brava, Malmequer e Girassol.
Comidas Tipicas: Pão de Milho, Milho, Abóbora e feijões cozidos, Leite, Maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, amoras pretas, cravo, além de pães, tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.
Bebidas típicas: Vinhos, cervejas, sidras, além de sumos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação (em especial a maçã).
Incensos: Cravo, patchuli, mirra, maçã e benjoim
Cores: Castanho, verde, laranja e amarela – cores outonais no geral.
Pedras: Cornalina, lápis-lazúli, safira e ágata amarela.

Símbolos da Pascoa

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

Em inglês, a expressão easter bunny significa “coelhinho da Páscoa”.

Os coelhos só passaram a representar um símbolo da Páscoa no Brasil no final do século XVII, trazidos pelos imigrantes alemães.

De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos (de galinha) pintados de várias cores para as crianças.

Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:
Coelho da Páscoa;
Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
Cruz da ressurreição;
Cordeiro;
Pão e o vinho;
Círio pascal;

Feliz Páscoa !

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!