871519e4478594675b609902e9098681

Desvende os Mhisterios dos Sonhos

Os sonhos são manifestações psíquicas naturais que acompanham o homem desde seu nascimento até a morte, estando presente tanto na saúde quanto na doença. Trata-se de uma experiencia que todo ser humano vivencia, mesmo os que não lembram o que sonharam.

Sonho Lúcido é a capacidade de perceber que você esta sonhando durante o sonho. Basicamente seu corpo está “adormecido” e sua mente está “acordada”. Quando você percebe que está sonhando durante um sonho você pode controlar os seus sonhos.
A capacidade de sonhar lucidamente pode ser alcançada por qualquer um através de alguns exercícios, basta ter força de vontade.

sonhos4

Quando um sonho lúcido ocorre?

Pesquisadores acreditam que os sonhos lúcidos usualmente ocorrem durante o período de sono chamado REM (Rapid Eyes Moviment) – Movimento Rápido dos Olhos. REM representa ” Movimento De Olho Ligeiro.” Entretanto, o sono não é um estado uniforme mas é caracterizado por uma série de estágios, (1,2,3, e REM) cada um distinguido por marcas psicológicas únicas. Esses ciclo de estágios ocorrem por todo a noite. Durante este estágio os sonhos produzidos são geralmente mais vivos e tendem a ser mais longos. Isto é importante recordar, quanto mais vivo for o sonho – mais fácil será para você compreender que está sonhando. O primeiro período de sono REM está usualmente dentro dos 90 minutos após a pessoa ter adormecido, dura em qualquer parte entre cinco e 20 minutos. REM ocorre então em ciclos a cada 90 minutos aproximadamente. Com o passar da noite diminui os períodos entre os estágios REM, permitindo que o tempo de cada REM seja maior. Você então tende a experimentar um REM maior apartir da metade da noite. Portanto, na manhã, você é capaz de ter um período REM que dure de cinco minutos até uma hora.

sonhos2Como posso aprender a ter um sonho lúcido?

Sonho Lúcido é uma habilidade. Algumas pessoas nascem naturalmente com esta capacidade – outros necessitam exercitar esta habilidade com dedicação.
Há várias técnicas e muitos métodos diferentes para alcançar sonhos lúcidos, embora uns poucos passos básicos devem ser tomados primeiro se você deseja ter sonhos lúcidos regulares.

sonhos-lunares

Algumas dicas:

1. Recordando seus sonhos: O primeiro passo que você deveria tomar para a aprendizagem para o sonho lúcido é o processo de escrever seus sonhos imediatamente depois de acordar. Para fazer isto você deveria adquirir um Bloco de notas. Este Bloco de notas é chamado de um “diário de sonhos.” O diário de sonho deveria estar guardado perto da sua cama junto com uma caneta e próximo a algum forma de luz, como uma lanterna. Este passo é provavelmente um dos mais importante, afinal – se você não recorda seus sonhos, como você saberá se você teve um sonho ‘lúcido’? De amor e atenção aos seus sonhos. Quanto mais você lê, escreve e fala sobre seu sonhos mais você recordará. Quando você acordar de um sonho – NÃO SE MOVA! Movendo-se pode causar a você a perda da recordação do sonho. Você deve ficar deitado enquanto se pergunta “O que eu estava sonhando.” Ainda deitado, relaxe e tente recordar o máximo do sonho quanto for possível. Se você não pode recordar qualquer sonho concentre nos sentimentos que você teve quando você acordou. Um truque útil está em pensar o que aconteceu no fim do sonho, e trabalhar seu caminho de volta. Quando você achar que você pode recordar mais ou menos o seu sonho, escreva isto em primeira pessoa, isto é, ‘Eu estava voando….’ É muito importante tomar nota e registrar os sonhos antes de fazer qualquer outra coisa. Se você considera este processo demorado, somente escreva elementos significativos do seu sonho. Você pôde achar que você pode unicamente recordar 1-2 sonhos por noite. Com um pouco de prática e paciência você pode aumentar este número. Algumas pessoas gostam gravar ao invés de escrever – use o que você achar melhor para você. Recordar os sonhos é um dos mais importante passos para a aprendizagem do sonho lúcido.

2. Você Está sonhando agora mesmo? Pergunte a você mesmo a pergunta acima – você está realmente lendo este texto ou você está sonhando que você está lendo este texto? Nós vemos às vezes as coisas mais loucas em nossos sonhos e nós aceitamos elas porque nós pensamos que nós estamos acordados. Mas se você perguntar a você mesmo “Eu estou sonhando?” Durante um sonho você pode então usar este conhecimento para controlar seu sonho. Como você pergunta a você mesmo uma pergunta como esta durante um sonho? Formando um hábito durante o dia. Ao menos uma vez por hora, tente perguntar a você mesmo ‘Eu estou sonhando agora mesmo?’ Não é o bastante somente fazer esta pergunta. Você também necessita testar se você está ou não está sonhando. Você pode fazer isto de vários modos: Pratique uma recordação técnica chamada de “estado critico de teste.” Esta técnica requer que você, como o nome diz, criticamente teste o estado presente em que você está. Várias vezes durante o dia todo, quando você encontra alguma coisa que podia lembrar um sinal de sonho, você deveria fazer a pergunta “Eu estou sonhando ou estou acordado.” Isto deveria ser feito, no mínimo dez vezes por dia. Você deve então olhar e procurar por coisas que podem ser produtos unicamente encontrados em um estado de sonho. olhe suas mãos – se você se concentra em suas mãos em um sonho você pode encontra-las começando a se ‘derreter’ como nos sonhos não tem uma lógica real tente fazer alguma coisa que você não poderia fazer se estivesse acordado – voar é comum, fácil para algumas pessoas nos sonhos. Se você não consegue voar então você provavelmente não está sonhando.Faça esta pergunta a você sempre que alguma coisa particularmente inesperada ou estranha acontecer. Por Exemplo – interruptores e outros dispositivos raramente funcionam em sonhos.

Livros que você vai gostar de ler:

alx_sonhos-lucidos_original-11

ISBN:  9788543102030

Sinopse:

Imagine ser capaz de voar. Atravessar paredes. Mudar de forma. Respirar embaixo d’água. Reencontrar pessoas que já morreram. Imagine poder vivenciar seus sonhos com a mesma consciência que você tem agora, enquanto lê este texto.   Durante os períodos de sono, continuamos tendo acesso aos nossos cinco sentidos: podemos ver, ouvir, tocar e até sentir cheiros e gostos. Vivemos emoções intensas – medo, angústia, euforia, felicidade – e mergulhamos num universo paralelo.  O que muita gente não sabe é que podemos deliberadamente influenciar nossos sonhos e controlar a viagem que nossa mente faz enquanto dormimos.  Algumas pessoas passam por essa experiência de forma espontânea, mas existem técnicas simples que nos ajudam a “acordar” dentro dos sonhos e agir com total consciência – daí a expressão “sonhos lúcidos”.  Este livro ensina tudo o que você precisa saber para explorar o mundo onírico e desvendar os mistérios do seu subconsciente. Você vai descobrir como enfrentar seus pesadelos, aumentar sua criatividade, compreender seus sentimentos e experimentar uma profunda sensação de bem-estar. Além de se divertir bastante criando as situações que desejar.  Repleto de ilustrações e escrito por três especialistas no assunto, Sonhos lúcidos aborda o funcionamento de todos os estágios do sono, explica a lógica por trás dos sonhos recorrentes e ensina o que podemos fazer depois de despertar dentro dessa nova realidade.   Alcançar a lucidez não é apenas uma aventura fascinante: é também um método eficaz para encontrar a cura, a inspiração e o autoconhecimento.

sonhos3

ISBN:  8575324055

Sinopse:

Este livro dá instruções detalhadas para o yoga dos sonhos, incluindo práticas preparatórias feitas durante o dia. Os Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono revelam métodos poderosos para avançar no caminho da liberação.

sonhos_-_um_estudo_dos_sonhos_de_jung_descartes

Sinopse:

Esses ensaios reunidos da renomada psicanalista Marie-Louise von Franz oferecem insights fascinantes ao estudo dos sonhos, não apenas psicologicamente, mas dos pontos de vista histórico, religioso e filosófico. Nos primeiros capítulos, a autora oferece explicações gerais sobre a natureza dos sonhos e o uso deles em análise. Ela examina como os sonhos podem ser usados no desenvolvimento do autoconhecimento, e descreve como C. G. Jung trabalhava com seus próprios sonhos e os modos fatídicos pelos quais eles se entrelaçaram ao curso da vida dele. Depois ela relata e interpreta sonhos de personagens históricos. A obra inclui também outros escritos indisponíveis ao público ou nunca antes traduzidos.

jung-sonhos

No começo de novembro de 1928, Jung iniciou o seminário sobre Análise de Sonhos, ao qual este volume é dedicado. Em encontros semanais, interrompidos por recessos sazonais de um mês ou mais, o seminário perdurou até o final de junho de 1930. Nestes seminários, Jung expôs seus conceitos psicológicos e seus métodos analíticos, bem como suas visões sobre a sociedade, o indivíduo, a religião, a história e muito mais.

capaamarela

A compreensão do real significado de seus sonhos é algo que o homem vem buscando desde que surgiu no mundo. Com todo o avanço que a ciência contemporânea conquistou, uma pergunta tão simples que fazemos diariamente nunca teve resposta satisfatória: O que significa o sonho que tive esta noite? De posse de uma chave nunca antes utilizada pelos estudiosos do assunto, por puro e anticientifico preconceito o conhecimento da dimensão espiritual do ser humano, o pesquisador, L.Palhano Jr., um dos mais notáveis cientistas espíritas da atualidade, consegue, neste livro, de maneira simples, a compreensão do que, como tudo na natureza, também é simples, ‘O Significado Oculto dos Sonhos’.

 

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!