Em 2022, estaremos sob as bênçãos de Mercúrio, cujo simbolismo abrange várias
dimensões da vida. Seu simbolismo astrológico e mítico, Mercúrio para os romanos, ou Hermes na antiga Grécia, era a divindade da
oratória, da inteligência, da astúcia, dos movimentos. Como mensageiro dos
deuses, transitava livremente no Olimpo e também entre os humanos.
Nesse novo ciclo astrológico,estarão em destaque as viagens, o comércio
e o turismo, poderemos estar mais receptivos ao aprendizado em geral, benefi-
ciando-nos de atividades intelectuais, informações, debates produtivos e interações sociais.
Particularidades e correspondências astrológicas de mercúrio:
Elementos: Ar e Terra.
Signos que rege: Gêmeos e Virgem.
Ritmo: mutável.
Função psíquica: pensamento.
Natureza: jovial, curiosa e sociável.
Metal: mercúrio.
Pedras: citrino e ágata.
Cores: amarelo e laranja.
Animais: borboleta, papagaio e pássaros pequenos, macaco.
Flores: margarida, alstroméria, lavanda.
Ervas: manjericão e alecrim.
Dia da semana: quarta-feira.
Plantas: samambaia, avenca e bambu.
Símbolos: caduceu e sandálias aladas.
Anatomia zodiacal: sistema nervoso central, sistema respiratório, pulmões,
brônquios, diafragma. Braços, mãos e ouvidos.
Patologias: bronquite, asma.
Atividades e profissões: intelectuais, jornalistas, escritores, intérpretes, advogados, professores, estudantes, oradores, publicitários, comerciantes, agentes de turismo, livreiros, mágicos.
Características positivas: rapidez, destreza, flexibilidade, memória, adaptação,sociável, inteligente, comunicativo.
Características negativas: inconstância, indecisão, prolixidade, desassossego, tendência a criar polêmica, oportunismo, dissimulação, nervosismo, ansiedade.

Tabela de Mercúrio Retrogado em 2022

Inicio Termino
14/01/2022 – 8h43 04/02/2022 – 1h14
10/05/2022 – 8h49 03/06/2022 – 5h01
10/09/2022 – 00h39 02/10/2022 – 6h09
29/12/2022 – 06h33 18/01/2023 – 10h13

O que significa Mercúrio Retrógrado
Interferencia no funcionamento das áreas de comunicação, telefonia, componentes eletrônicos, serviços de entrega, serviços de informação, correio, transportes, fretes, estradas e acessos.

Do ponto de vista individual, Mercúrio nas diferentes casas do mapa de nasci-
mento informará em que áreas da vida o indivíduo vai expressar sua natureza mais inquieta, curiosa e flexível. Pode mostrar também os interesses de natureza intelectual e a forma como cada um assimila e discrimina as informações que recebe. Vamos lá:

Mercurio na Casa I ➤ natureza curiosa, flexível, mutável. O indivíduo tem interesses variados, o que traz predisposição para a dispersão. Comunicativo, tem habilidades para promover o intercâmbio cultural, gosta da escrita e tende a ser mentalmente competitivo.

Mercúrio na Casa II ➤ versatilidade e pragmatismo voltados para ganhos
materiais. Pode gerar recursos por meio de atividades ligadas aos meios de comunicação que demandem presença de espírito e inteligência. Êxito em áreas editoriais,marketing, educação, advocacia, além de facilidade para o comércio em geral.

Mercúrio na Casa III ➤ mente inquieta, agitada e criativa, com certa dificuldade de concentração. Pode estudar vários assuntos ao mesmo tempo. Vai se sentir mais à vontade se puder trabalhar viajando, pesquisando, dando palestras, sempre conhecendo lugares diferentes, por exemplo, na área de turismo. É capaz de se relacionar com qualquer tipo de pessoa.

Mercúrio na Casa IV ➤ valoriza as tradições do passado e as histórias de seus familiares. O indivíduo pode gostar de trabalhar em sua própria casa e até ter uma biblioteca pelo simples prazer da leitura. Gosto por poesia e romances históricos.

Mercúrio na Casa V ➤ natureza comunicativa e extrovertida. Gosta de aprender novidades e mostrar aos outros seu conhecimento. Pode ser um bom professor; tem facilidade para interagir com crianças e jovens, sendo seu espírito leve e brincalhão. Interesses artísticos voltados para a área literária.

Mercúrio na Casa VI ➤ pensamento lógico e formal. Êxito em ciências exatas, que exijam método, pesquisa e concentração. Favorece todo tipo de trabalho que demande habilidades em discriminação, organização e eficiência. Precisão e perfeccionismo em tudo o que realiza.

Mercúrio na Casa VII ➤ talentos para mediação e trabalho em equipe, pois é um bom intérprete dos interesses do grupo ou da sociedade. Sabe entender bem o pensamento do outro, ouvir e informar com clareza. Capacidade de abstrair e ser estratégico em suas decisões. Sabe conquistar e encantar com o dom da oratória.

Mercúrio na Casa VIII ➤ a forma de comunicar é incisiva, profunda e direta;
sabe perceber e atacar o ponto fraco do outro. Interesses voltados para o simbolismo e o ocultismo, e também para assuntos secretos ou misteriosos que exijam sigilo. Facilidade em atividades no mercado de capitais e de investimentos de risco.

Mercúrio na Casa IX ➤ gosta de ensinar e compartilhar conhecimentos; quer
sempre aperfeiçoar aquilo que já sabe. Valoriza a justiça, a filosofia e a verdade.Atração por culturas ou línguas de outros países, amor por viagens de longa distância. Interesse por religião e espiritualidade em geral.

Mercúrio na Casa X ➤ pensamento racional. Preza a razão e os aspectos
práticos da vida. Sabe obter conhecimentos para poder planejar sua carreira. Capacidade de execução para planos de longo prazo. Talento para falar em público e interagir com pessoas poderosas ou influentes.

Mercúrio na Casa XI ➤ mente original e rápida, que necessita de liberdade para refletir e escolher as próprias verdades. Capacidade para ver o que ainda não aconteceu, pressentir o futuro. Pensa e age com o intuito de coordenar ou beneficiar grupos de forma intuitiva e imparcial.

Mercúrio na Casa XII ➤ pensa geralmente de modo idealista e fantasioso, sendo influenciado por sentimentos ou pela própria subjetividade. Sensibilidade psíquica extremada, seu pensamento acontece de maneira mais circular, o que significa grande facilidade com analogias e o uso de metáforas. Interesses artísticos na área visual e musical.

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!