Atenção Plena

A meditação mindfulness ( meditação da atenção plena), que chamo de Focarefluir, consiste em uma interação mais envolvente entre o eu interior e o mundo fora do eu. Esta técnica de meditação em especial gira em torno do alinhamento de si ao aqui e agora, ao invés de ser absorvida pela cacofonia de pensamentos e ideias sobre o passado ou futuro que constantemente giram dentro da cabeça da maioria das pessoas. A prática da meditação Focarefluir envolve o treinamento da mente para estar consciente e atenta aos pensamentos, atividades e emoções que estão sendo vividos a cada momento. Mais do que uma habilidade, é um estado de ser. O essencial da meditação Focarefluir é a prática de reconhecer e aceitar como um indivíduo age sem tentar mudar o que está acontecendo no presente. Trata-se de como se tornar mais consciente do momento, deixando para trás as preocupações sobre o passado e o futuro a fim de aliviar o estresse e sofrimento unido às tentativas de fuga de experiências desagradáveis. “Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.” -Siddhartha Gautama Shakyamuni, Buda

Praticar Meditação antes de Dormir

Praticar a meditação e a respiração profunda ajudará você a alcançar um estado de relaxamento completo, que por sua vez favorece o sono e a renovação da energia.

Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos. Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções.

Especialistas apontam que o sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro.

Meditação:

*Deite-se e respire 3x de forma profunda.

Repita  as seguintes afirmações:

  • Estou totalmente calmo e sereno.
  • Estou consciente de cada parte de meu corpo e relaxo conscientemente cada uma delas.

Meditar é voltar para a casa, a sua casa.

A natureza da mente é clara e luminosa, mas estamos com o nosso espelho um tanto embaçado.
Nossas vidas são vividas em luta intensa, e ansiosa, num redemoinho de velocidade, e agressão, competindo, tomando, possuindo e conseguindo, sempre sobrecarregando nossos seres com atividades e preocupações que não as essenciais.
Meditar é estabelecer uma ruptura completa com o modo como operamos “normalmente”.
Um estado sem ambição, sem esperança, sem medo, um estado que nos liberta daquelas emoções e conceitos que nos têm mantido prisioneiros.
Meditar é uma forma de olhar em profundidade a conversa da mente com o corpo e se tornar mais consciente de seus padrões. Observando-a, a pessoa liberta-se da conversa interior e se acalma.

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!