Você pode transformar o agora, não podemos mudar o passado; muito menos prever o futuro, porém paradoxalmente, quando escolhemos atuar no agora, o passado e o futuro se modificam.

A emoção é uma energia magnética que cria a realidade, energia que nos atrai para experiências que nos revelam.

Revela-se na Caixa Pandora. A Pessanka que pode nos inundar de Magia da Primavera. Compartilhando de forma única todo encanto desta data.

A simbologia

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na entrada da Primavera surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.
Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este “ovo cósmico” aparece depois de um período de caos.

Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa (um espírito considerado o “Sopro divino”), chocou o ovo cósmico na superfície de águas primordiais e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra — simbolicamente é possível ver o céu como a parte leve do ovo, a clara, e a terra como outra mais densa, a gema.

O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha se abriu e, de seus elementos pesados, surgiu a terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yan).
Para os celtas, o ovo cósmico é assimilado a um ovo de serpente. Para eles, o ovo contém a representação do universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, a casca equivale à esfera celeste e aos astros.

Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos na Entrada da Primavera traz saúde e sorte durante todo o resto do ano.
Pintar ovos à mão também é uma tradição que acompanha os ucranianos durante quase toda a sua história. Para eles, receber ovos pintados traz boa sorte, fertilidade, amor e fortuna. Geralmente esses ovos são de galinha, ganso ou codorna e requerem um trabalho artesanal minucioso

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

A receita

O OVO (claro e sem “clara e gema”), que pode ser de qualquer tamanho ou espécie, esvaziá-lo e limpá-lo.
Ou cozer o ovo cheio em água colorida por pelo menos quinze minutos para garantir sua consistência dura.

Esvaziar o Ovo, é muito simples: Basta fazer um pequeno furo (aprox. 3 mm) com um prego, broca ou ponta de faca, em apenas um dos topos e neste furo inserir a agulha presa à seringa e injetar lentamente o ar, ao que, com “bom controle”, se consegue “expulsar” primeiro a clara e depois a gema, ou sai tudo lentamente. Mas cuidado: não tenha pressa em injetar o ar, pois com muita força, o ovo pode explodir. Esta injeção de ar deve ser repetida para garantir a saída de todo o conteúdo. Em seguida, pelo mesmo orifício, injete água com detergente para a higiene interna e eliminar o mau cheiro. Deixe então secar ao sol ou em temperatura branda no forno de cozinha.

Limpar o ovo, significa lavá-lo com detergente e depois um banho de “água com vinagre” e secá-lo bem, com um papel higiênico ou um trapo de pano bem macio.
Então é só pintar o ovo Pêssankas

Fazendo um Pêssankas

Pêssankas é um ovo pintado a mão que tem vários significados conforme o formato das figuras. Sempre oferecidos de presente como símbolo de sorte e prosperidade, até em casamentos como desejo de sorte na vida do casal.
Símbolos utilizados na pintura de pessankas.

Significado de Pessankas

Significado das Pessankas

É oferecido como presente como símbolo da vida e prosperidade.
São ovos de galinha inteiros pintados de cores e desenhos diferentes que são conhecidos também como Pysanky , Pysanka, vem todos da palavra Ucraniana, “escrever”.
A tradição é fazer na última semana da quaresma e levar para à Igreja para ser benzida pelo sacerdote e só depois dar de presente, tem um simbolismo religioso muito grande para os católicos e ortodoxos, principalmente os Ucranianos.

pp3

Feliz Primavera

Outras does ideias:

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!