almanaque da cozinha

Entre saladas, refogados, ensopados, molhos, assados, suflês:
Qual é o prato que não contém uma hortaliça?
Elas são importantes em nossa alimentação e aqui vamos dar dicas sobre cada uma dessas delicias.

Hortaliças

As hortaliças estão sempre presentes na nossa mesa, seja com simples ingrediente de um molho – uma cebola picadinha, por exemplo – seja como base de um prato principal – as alcachofras recheadas, poe exemplo.
Na verdade, o nome Hortaliças é dado a todos os produtos de horta, também conhecidos como verduras e legumes, e que podem ser comidos cru ou cozidos.

Há uma grande quantidade de hortaliças, apenas lembrem-se que os vegetais verdes devem ser cozidos rapidamente; os amarelos e vermelhos cozinham em fogo brando com pouca água; os brancos também devem ser cozidos com pouca água e fogo brando, mas, quando forem duros, aconselha-se cozinha-los em panela de pressão.

Atenção! Leve sempre em conta os períodos da safra ao comprar hortaliças. Assim, você sempre vai adquirir produtos mais baratos, mais frescos e muito mais saborosos.

Alface

alface

A alface é uma das verduras mais consumidas, principalmente crua em forma de salada. existem vários tipos de alface e a maioria deles pode ser consumida durante todo o ano.

Valor Nutritivo

A alface é refrescante, depurativa e ligeiramente laxativa.
Tem vitaminas A, B e C e sais minerais, como ferro, manganês, alumínio, cobre e iodo.
Como não contém gordura, é ótima para regimes de emagrecimento ou para pessoas com problemas digestivos.

Dicas Culinárias

  • O miolo da alface tem grande quantidade de água e pode ser usado para cozinhar outros legumes aos quais não quer acrescentar água.
  • O sal faz a alface murchar rapidamente. Evite isso acrescentando o sal à salada somente quando servir.
  • Para que a alface dure mais tempo na geladeira, enrole-a em um papel molhado.
  • O chá de alface é ótimo para evitar insonia.

Cebola

cebola

A cebola é um bulbo muito usado na cozinha, principalmente como tempero para carne e outros pratos. Há cebolas de vários tipos e tamanhos, mas todas elas tem gosto forte e ardido. Podem ser brancas, amarelas ou roxas.

Valor Nutritivo

Durante muito tempo pensou-se que a cebola tinha verdadeiros poderes mágicos. Ela servia para curar resfriados, doenças de estomago, pele, garganta,vermes,etc.
Na verdade nada disso pode ser comprovado. Mas a cebola é rica em alguns sais minerais(fosforo, ferro, e cálcio), o que a torna um bom diurético, ajudando na eliminação das substancias tóxicas.

Dicas Culinárias

  • A cebola cortada em anéis, passada em leite, farinha, ovos batidos e depois frita acompanha muito bem um peixe assado.
  • As cebolas douram mais rápido quando de acrescenta à fritura uma pitada de páprica.
  • Manteiga e vermute dão um sabor especial à cebola.
  • Sal e limão eliminam o cheiro de cebola em suas mãos.
  • O chá de cebola é ótimo para acabar com a dor de cabeça de origem estomacal ou hepática.

Cenoura

cenoura

A Cenoura é uma raiz comestível, muito usada na culinária por ser um legume rico em nutrientes e por se prestar muito bem à decoração dos pratos. Além disso, a cenoura tem um sabor levemente adocicado, que combina perfeitamente com inúmeros outros alimentos.

Valor Nutritivo

A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que, durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito importante para a vista, a pele e as mucosas. Além disso, a cenoura também contém fósforo, cloro, potássio, cálcio, magnésio e sódio.
Também é um alimento ótimo para regimes de emagrecimento porque não tem gorduras.

Dicas Culinárias

  • As folhas de cenoura podem ser utilizadas no preparo de refogados.
  • Os melhores temperos para preparar cenouras são: cravo-da-índia, endro, gengibre, noz moscada, manjerona e hortelã.
  • As cenouras cruas raladas devem ser regadas com um pouco de limão para que não escureçam.
  • Para aliviar as queimaduras de sol, rale 2 cenouras, coloque entre gazes e aplique sobre o lugar queimado o alivio é imediato.
  • Para aliviar a tosse e a rouquidão prepare um ótimo xarope: ferva 300 g de cenoura com casca em 1 litro de água. Retire e faça um purê. Acrescente 1 cálice de água, fervida junto com uma pitada de gengibre em pó. Adoce com mel e tome 1 colher de 4 em 4 horas.

Couve Flor

couveflor

A couve flor, como bem diz o nome, é a florescência de um tipo especial de couve. Para ser consumida, a couve flor sempre deve ser cozida.

Valor Nutritivo

A couve flor é bastante rica em sais minerais, principalmente cálcio, fosforo, sódio e potássio e possui uma quantidade razoável de vitamina A.
Não tem gorduras, indicando-se assim, para regime de emagrecimento.

Dicas Culinárias

  • Acrescente um pouco de cebola ralada à água em que esta cozinhando a couve flor. A cebola diminui o cheiro desagradável e realça seu sabor.
  • Uma colher(sopa) de leite ou um pouco de suco de limão acrescentados à água do cozimento não deixam a couve flor escurecer.
  • Para eliminar o cheiro de couve flor durante o cozimento, junte à água uma fatia de pão ou um batata.

 

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!