Jamais declare-se vegetariano num hotel, restaurante, companhia aérea ou na casa da sua tia-avó. É que todos eles têm a mesma vivacidade e vão responder: – Eu gostaria de lhe preparar uma comida decente, mas já que você não come nada vou lhe servir uma saladinha de grama. E, por mais que você tente explicar que vegetariano não é isso o que a esvoaçante fantasia do interlocutor imagina, sua probabilidade de sucesso é nula. Na caixa-preta dele já está selado, carimbado e homologado que vegetariano só come salada e ponto final.

Se vamos comemorar o Dia das Maes em meio a uma família de onívoros e ainda está naquele drama “o que vou fazer?”, selecionei alguns pratos que podem ser servidos sem que ninguém perceba que são receitas vegetarianas.
Sabe como é, né? Nesses encontros festivos, quando você faz uma receita vegan, mesmo que seja um simples patê de azeitona, e avisa o pessoal de que o seu é um prato vegetariano, pronto! Alguns olhinhos onívoros arregalam e aquele simples patê se transforma em algo muito curioso, uma receita totalmente nova que nunca antes alguém teve a ideia de fazer. E se você não garantir sua porção, pode apostar que o seu simples patê de azeitona será a primeira coisa a acabar. Sua receita vai acabar ainda mais rápido se ela for um prato mais sofisticado do que um patê ou um prato que normalmente é feito com ingredientes de origem animal, como bolo, por exemplo.

Bolo gelado de coco
Receita do chef André Vieland, publicado na edição 60, da Revista dos Vegetarianos

Tenho que dizer que, pelo sabor, não dá pra saber que nesse bolo não vai leite de vaca, ovos nem manteiga. Pra finalizar, já que estamos em espírito maternal,decidi empacotá-los como pequenos presentinhos para as mamaes que conheço.Um pequeno mimo;

Ingredientes da massa
2 e ½ xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 e ¼ de açúcar cristal
½ xícara de óleo
1 xícara de leite vegetal (pode ser soja, aveia, amêndoa ou arroz)
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de vinagre
Ingredientes da calda
1 vidrinho de 200 ml de leite de coco
1 xícara de água
½ xícara de açúcar
Suco de 1 limão grande
Coco ralado para empanar
Preparo: Em uma tigela, peneire os ingredientes secos da massa e misture. Acrescente os ingredientes líquidos da massa e continue misturando. Por último, coloque o vinagre e misture até a massa estar bem cremosa. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Teste com um palito para ver se o bolo já está assado – enfie o palito no centro do bolo, se ele sair limpo, o bolo está assado. Retire do forno e deixe esfriar. Misture todos os ingredientes da calda (com exceção do coco ralado). Quando o bolo estiver frio, corte-o em pedaços retangulares ou quadrados. Mergulhe cada pedaço do bolo na calda para que todos os lados fiquem bem úmidos, empane com o coco ralado e embrulhe com papel alumínio. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir.
Rende: mais de 20 pedaços.

Rocambole de Lentilha

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
sal a gosto
Recheio:
2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)
1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
papel manteiga, papel alumínio ou plástico
óleo

MODO DE PREPARO
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos.Escorra lave bem e reserve.Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto.Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto.Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.Preaqueça o forno a 240º C e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40 cm sobre uma superfície limpa.Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30 cm x 20 cm e aperte bem, ajeitando as laterais.Dê 2 cm de distância da borda e distribua uma camada de purê.Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole.Procure deixar o rocambole bem firme e para isso aperte bem.Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.Leve para assar por 30 minutos a 240º C e em seguida retire do forno.Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto.Regue com azeite para servir.

Arroz indiano

Faça o arroz integral um dia antes, prepare-o com os vegetais da sua preferência. Tempere com curry, que além de gostoso é super saudável. Fica delicioso e é um prato tão “normal” que todo mundo vai comer sem nem pensar que é um prato autenticamente vegano.

Ingredientes
1 ½ xícara de arroz integral cozido no dia anterior
1 cenoura picada em quadradinhos e cozida
½ xícara de ervilha fresca cozida
1 abobrinha
Folhas de hortelã frescas a gosto
Cebola roxa picada a gosto
Curry a gosto
Preparo: Corte a abobrinha em quadradinhos e frite-a com azeite e sal a gosto em uma frigideira funda, do tipo wok. Quando a abobrinha estiver dourada dos dois lados, retire o excesso de azeite e acrescente as folhas de hortelã. Abaixe o fogo, adicione a ervilha, a cenoura e o arroz integral. Mexa até esquentar o arroz. Desligue o fogo, acrescente o curry, dê uma mexidinha de leve e sirva.
Rende: 2 porções

Charuto de berinjela recheado com ricota de amêndoa

A culinarista Miyoko Schinner faz qualquer prato vegano parecer muito simples e saboroso.  Ela e sua equipe produzem na cozinha da sua casa, na Califórnia (Miyoko nasceu no Japão, mas mora nos Estados Unidos há anos). Esta receita de ricota de amêndoa é dela.Não espere encontrar na ricota vegana o mesmo gosto da ricota de leite, mas a textura é praticamente idêntica e o sabor, muito mais delicado.

Ricota de amêndoas

Ingredientes
1 xícara de amêndoas cruas (sem sal nem açúcar)
½ xícara de água
1 colher (sopa) de levedo de cerveja
Sal e pimenta a gosto
1 dente de alho picado (opcional)
Preparo: Deixe as amêndoas de molho na água durante a noite. No dia seguinte, escorra a água e cubra as amêndoas com água quente. Em seguida, descasque uma por uma e bata-as no liquidificador com a água até as amêndoas virarem uma espécie de pasta. Retire do liquidificador, adicione os outros ingredientes e mexa bem. Reserve.

Charutinho de berinjela

Ingredientes
1 pimentão vermelho
1 berinjela média
Sal a gosto
Azeite de oliva
Ricota de amêndoa
Preparo: Descasque o pimentão. Você pode fazer isso de duas maneiras: coloque-o inteiro no forno até que a casca comece a ficar preta por todos os lados. Na sequência, coloque-o embaixo de água corrente fria e retire a casca e as sementes. Ou então, espete o garfo no pimentão e vá girando-o sobre a chama até que a casca fique preta e você consiga retirá-la com a mão. Reserve.
Fatie uma berinjela média na longitudinal e coloque as fatias sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Passe um pouco de óleo em cada fatia, tempere com sal a gosto e leve ao forno até que elas comecem a dourar. Retire do forno.
Sobre cada fatia de berinjela assada, coloque uma fatia de pimentão, acrescente uma colher de ricota de amêndoa e enrole. Se quiser, prenda o charutinho com um palito de dente. Faça isso com todas as fatias de berinjela e leve os charutinhos novamente ao forno por mais ou menos 10 minutos, só até a ricota dar uma douradinha.
Rende: até 6 charutinhos.

Salada siciliana
Um clássico da Sicília, essa salada não tem nada de insípido e sem graça. Rápida de fazer e extremamente saborosa, ela precisa de um bom azeite de oliva extravirgem. Além de tomates maduros, orgânicos e suculentos. Tomate duro não dá!

Ingredientes
4 tomates maduros e orgânicos
3 batatas médias
2 punhados generosos de vagem
Azeite de oliva extra-virgem abundante
Vinagre de maçã a gosto
1 dente de alho cru
Manjericão fresco a gosto
Sal a gosto
Preparo: Lave as batatas e cozinhe-as inteiras (com casca) até a casca rachar e o miolo ficar macio. Deixe-a esfriar, descasque e corte-a na longitudinal em oito pedaços. Em seguida, corte esses pedaços ao meio e coloque-os na travessa onde será servida a salada. Cozinhe a vagem com sal a gosto até ficar bem macia. Escorra bem e misture-a à batata. Corte os tomates na longitudinal em oito pedaços e misture aos outros vegetais. Corte o alho cru ao meio e adicione à salada. Tempere com azeite de boa qualidade, vinagre e sal. No fim, adicione algumas folhas de manjericão e misture delicadamente.
Rende: 4 porções generosas

Pimentão ao forno

Ingredientes
2 pimentões grandes amarelos orgânicos
2 pimentões grandes vermelhos orgânicos
Azeitona preta sem caroço a gosto
Alcaparra e azeite de oliva extra virgem de qualidade a gosto
Preparo: Asse todos os pimentões (no forno ou diretamente na chama do fogão, espetando o pimentão em um garfo de cabo longo). Assim que a casca estiver toda queimada, por todos os lados, coloque-os embaixo da água corrente na pia limpa. Encha a pia com água fria e vá descascando cada um deles. Por estarem moles, eles vão se abrir, facilitando a retirada das sementes – o que restará serão uns filés de pimentão.
Coloque-os em uma travessa, regue com o azeite (sem miséria aqui), jogue as azeitonas e as alcaparras por cima, dê uma misturadinha em tudo isso e leve ao forno por mais uns 10 minutos. A nonna colocava farinha de rosca por cima antes de levar ao forno, mas eu prefiro sem, porque assim posso mergulhar o pão italiano no azeite que ficará aromatizado no fundo da travessa. O rendimento é farto para duas pessoas e a receita fica ainda mais gostosa no dia seguinte.
Rende: 4 porções

Chips de abóbora

Uma dica importante: usar um azeite de qualidade é essencial para a receita sair gostosa.

Ingredientes
Abóbora japonesa
Sal grosso
Azeite de oliva extra virgem
Preparo: Em um refratário, coloque lascas da abóbora, sal grosso, azeite abundante e leve para forno a 180 ºC por uns40 minutos ou até a abóbora ficar pretinha e crocante.
Rende: muito ou pouco dependendo da quantidade de abóbora que você fizer.

Espetinho de vegetais com molho de alho

1 tomate-cereja cortado ao meio
1 fatia de abobrinha grelhada
1 fatia de cenoura grelhada
1 fatia de berinjela grelhada
1 amêndoa
1 avelã
1 quadradinho de tofu firme de mais ou menos 1 cm²
Espetinho de madeira
Para o molho de alho
Ingredientes
1 colher (sopa) de alho desidratado
100 ml de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cebola desidratada
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de sal
1 pitada de orégano
Preparo do molho: Bata no liquidificador o alho desidratado com o azeite. Coloque a mistura em um potinho e acrescente os outros temperos. Deixe descansar por pelo menos 1 hora para aromatizar o azeite. A receita ficará ainda mais saborosa  se você prepará-la no dia anterior e guardar na geladeira.
Preparo do espetinho: Corte a berinjela, a abobrinha e a cenoura na longitudinal e grelhe em chapa quente sem nenhum tempero. Reserve. Fure as amêndoas e as avelãs – Roberto usou a furadeira, mas fique à vontade para compartilhar nos comentários abaixo o seu jeito de fazer esse furo sem quebrar a amêndoa. E se não estiver a fim de ter esse trabalho todo, substitua as amêndoas e as avelãs por azeitonas sem caroço.
Comece a montar o espetinho com a metade de um tomate – encaixe-o com as sementes voltadas para o topo do espetinho e bundinha voltada para a base do espeto. Em seguida, encaixe um quadrado de tofu, uma amêndoa (ou uma azeitona), uma fatia de abobrinha dobrada, uma fatia de cenoura dobrada, uma avelã (ou uma azeitona), uma fatia de berinjela dobrada e, por último, a outra metade do tomate com as sementes voltadas para a berinjela. Regue com o molho de alho e sirva em seguida.
Rende: uns 10 espetinhos, dependendo do tamanho do palito.

Cuscuz mediterrâneo

Ingredientes
Cuscuz de milho
1 berinjela pequena
1 abobrinha pequena
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
1 cebola roxa pequena
Folhas de hortelã a gosto
Suco de limão a gosto
Preparo: Prepare o cuscuz de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Pique todos os vegetais em pedaços médios e asse sem óleo nem sal no forno até dourarem dos dois lados. Transfira-os para uma vasilha e tempere a gosto com sal, azeite, suco de limão e folhas de hortelã. Misture isso ao cuscuz e delicie-se.

Mamãe & Companhia

Eu Mãe com meus amados

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!